Bullying: estratégias para sobrevivência escolar
1.1 - O que é Bullying?
Bullying é um termo em inglês que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outras pessoas sem ter a possibilidade ou a capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O Bullying não se deixa confundir com outros tipos de violência, pois apresenta características próprias que marcam os envolvidos por toda a vida.
... Seja a propriedade de causar “traumas” ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos. Possui ainda a propriedade de ser reconhecido em vários outros contextos, além do escolar: nas famílias, nas forças armadas, nos locais de trabalho (denominado de assédio moral), nos asilos de idosos, nas prisões, nos condomínios residenciais, enfim onde existem relações interpessoais. (FANTE, 2005, p.179)
O Bullying é um grande problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mais pode ocorrer também no local do trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do Bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou a supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
No presente trabalho, o termo bullying será abordado tão somente no território escolar. Nesse contexto, o bullying pode ser considerado o retrato da violência e da covardia estampadas diariamente no templo do conhecimento e do futuro de nossos jovens: a escola.
1.2 – Formas de Bullying
Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying.