Bulling corporativo
Esta pesquisa foi motivada devido aos vários acontecimentos ocorridos dentro de pequenas até grandes empresas. Despertando o interesse como futuros gestores tendo como objetivo saber lidar com este problema chamado “Bullyng”.
2 CONCEITO A palavra Bullyng vem do inglês Bully que traduzido quer dizer intimidação, violento, tirano, mandão. Hirigoyen (2002), “Talvez, fisicamente o trabalho, hoje, seja mais leve, mas psicologicamente o trabalho é cada vez mais áspero e pesado.” Hirigoyen (2001, p.83), estudiosa francesa define assim:
O assédio moral no trabalho é qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
3 CAUSAS
Segundo Cahú GRP (2012) O capitalismo e a globalização contribui para o aumento da violência no ambiente de trabalho, em razão de condições precárias do emprego, flexibilidade nas horas trabalhadas, na redução de custos, crescimento do setor informal e da terceirização. Os colaboradores se encontram diante de exigências quase impossíveis de cumprir.
4 CONSEQUENCIAS
O Bullyng pode causar sérias consequências como aumento de atestados no trabalho, baixo rendimento, pedidos de demissão, depressão. Estes são apenas alguns dos sintomas, hoje muito comuns, causados pela Síndrome de Bournout que se caracteriza por exaustão emocional, estresse crônico, esgotamento das pessoas causado por sua ocupação ou atividade de trabalho. (CABRAL, 2009).
4 COMO AGIR Segundo Vilhena (apud Barbosa, 2010) "a melhor forma de acabar com as ações do bullying é não se intimidar ou ter medo. É preciso que a vítima tenha provas, como gravações, para poder provar dentro da empresa o que está ocorrendo. Quanto mais provas ela tiver, mais ela vai poder expor essa pessoa. Mas se fica fragilizada, a outra pessoa ganha poder, além disso, é possível consultar um