TEXTO BASICO 2 Assedio Moral No Trabalho
Fernanda Lopes Pimentel Barbosa ¹
Mírian Sheyla dos Santos Ferreira Amorim ²
Orlando Gonçalves Lins Júnior ³
Um aspecto que deve ser considerado na análise do trabalho humano é a questão do assédio moral, como fonte de desumanização.
O conceito mais primitivo de assédio moral está relacionado ao tipo de tratamento que o empregado recebe na organização, sobretudo em decorrência das relações interpessoais.
É visto que o trabalho pode proporcionar realizações para o ser humano e está inserido em sua vida de forma muitas vezes integral. Sendo assim, o trabalho pode significar para o trabalhador uma importante fonte de realização pessoal, profissional, econômica e social.
O trabalho humano produtivo, e de acordo com a ideologia capitalista, é essencial para o desenvolvimento econômico, político e social de uma Nação, pois somente através da produção, distribuição e circulação de bens e serviços é que atinge o progresso e as exigências do mundo globalizado. (ALKIMIN, 2008, p. 17).
O trabalho tem se tornado cada vez mais uma segunda casa para os funcionários, é lá onde ele passa a maior parte do seu dia em convivência com os demais colaboradores, portanto, espera-se que esse local seja no mínimo agradável. No momento em que existe assédio moral o ambiente torna-se hostil e de difícil convivência, podendo chegar a ser insuportável.
Para Soboll (2008) o assédio moral é também conhecido como mobbing ou bulling e apesar se ser um fenômeno antigo na sociedade, atualmente vem sendo muito estudado pelos pesquisadores que tratam do tema da saúde e da doença no trabalho. O assedio moral tem ganhado destaque nos estudos da psicologia organizacional, pois tem sido associado a fatores causadores do sofrimento no ambiente de trabalho.
Segundo Carvalho (2009) o assédio moral tem consequência muito negativa, por envolver o trabalhador em condições de humilhação, vergonha e insatisfação, envolvendo desrespeito generalizado e