Bulimia
O que é bulimia?
A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa com bulimia usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.
O que causa? Causa exata da bulimia é desconhecida. Fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. A bulimia provavelmente ocorre devido a mais de um fator.
Qual o tratamento?
A abordagem de tratamento depende da gravidade da bulimia, assim como a resposta da pessoa aos tratamentos:
Grupos de apoio podem ser úteis para pacientes em condições estáveis, que não têm nenhum problema de saúde.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia nutricional são os melhores tratamentos para a bulimia que não responde a grupos de apoio.
Antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) geralmente são usados para bulimia. Uma combinação de TCC e ISRSs é muito eficiente se a TCC não for eficaz sozinha.
Anorexia
O que é anorexia?
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.
O que causa?
As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas. Vários fatores provavelmente estão envolvidos. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.
Qual o tratamento?
Os objetivos do tratamento para a anorexia são recuperar o peso corporal e os hábitos alimentares normais. Um ganho de peso de 0,5 a 1,4 kg por semana é considerado um objetivo seguro.
Vários programas diferentes foram desenvolvidos para tratar da anorexia. Às vezes, a pessoa pode ganhar peso:
Aumentando as atividades sociais
Reduzindo a atividade física
Usando programas para alimentação