Bulas de Medicamentos
Anti Hipertensivos
CAPITOPRIL
Indicações: tratamento da hipertensão arterial, podendo nestes casos ser associado com um diurético do tipo tiazida (hidroclorotiazida).
Mecanismo de Ação: reduz a pressão arterial, as reduções máximas da pressão arterial normalmente são observadas 60 a 90 minutos após a ingestão da dose. A diminuição da pressão arterial pode ser progressiva; assim, para se obter melhores efeitos terapêuticos, podem ser necessárias várias semanas de tratamento.
Interação Medicamentoso:
Pasologia: deve ser tomado 1 hora antes das refeições. A dose deve ser individualizada.
– Hipertensão: O início da terapia exige ponderação de recentes tratamentos anti-hipertensivos, da extensão da elevação dapressão sangüínea, da restrição de sal e das outras circunstâncias clínicas.
Reações Adversas: erupções cutâneas, freqüentemente com prurido e algumas vezes com febre,artralgia e eosinofilia, poderá ocorrer hipotensão, taquicardia, dores no peito e palpitações, ataxia, confusão, depressão, nervosismo e sonolência.
Órgãos dos sentidos: visão turva.
Observação com Intoxicação
A correção da hipotensão deve ser a principal preocupação.
HIDROCLAVALIAZIDA
Indicações: usada no tratamento da hipertensão, insuficiência cardíacacongestiva, edema sintomático e prevenção de pedra nos rins.
Mecanismo de Ação: age diretamente sobre os rins, atuando sobre o mecanismo de reabsorção de eletrólitos no túbulo contornado distal. aumenta a excreção de sódio e cloreto (em quantidades aproximadamente equivalentes) e, consequentemente, de água.
Interação Medicamentoso: pode aumentar ou potencializar a ação de outros fármacos anti-hipertensivos. Pode, também, interferir sobre as necessidades de insulina nos pacientes diabéticos e reduzir o efeito de hipoglicemiantes orais. Se houver diabetes latente, ele pode se manifestar durante o tratamento com os tiazídicos. As tiazidas podem aumentar a resposta à d- tubocurarina.
As tiazidas podem diminuir os