Bula literária da a arvore que dava dinheiro"
Ainda se comete o erro de realizar um treinamento altamente especializado - unilateral - precocemente em crianças e adolescentes" (Ehret et al., 2002). No handebol, este erro é percebido principalmente quando analisamos o treinamento dos fundamentos técnicos, já que a maioria dos profissionais militantes na área se utiliza apenas do ensino através da repetição mecânica do gesto técnico, sem colocá-lo no contexto do jogo em si.
TREINAMENTO DE BASE
O treinamento de base tem início por volta dos 10 anos de idade e em nossa opinião se constitui no período ideal para o início dos trabalhos com os fundamentos técnicos da modalidade esportiva praticada.
Segundo Guerra (2003) os principais objetivos do treinamento de base são:
• Apresentar os conteúdos técnicos e táticos do esporte, através da combinação de pequenos grupos (3 pessoas no máximo).
• Desenvolver a capacidade tática individual do aluno no sentido de enfatizar que o mesmo deve compreender a ação tática, independente do seu nível de rendimento pessoal.
• Desenvolver a capacidade de jogo básica.
Normalmente se afirma que uma sessão de treinamento de base é dividida em 3 fases distintas: jogos motores, fase de fundamentos e jogo de aplicação.
Na fase de jogos motores, como o próprio nome indica, são utilizados jogos que estimulem o desenvolvimento das habilidades motoras específicas do esporte, através de um trabalho que priorize a ludicidade e recreação no intuito de despertar a motivação dos alunos para aquela sessão de treinamento. Esta fase contribui com o aquecimento, com o exercício do pensamento cognitivo e com o exercício dos comportamentos técnicos/táticos/normativos do esporte praticado.
A fase de fundamentos é aquela onde são trabalhadas as técnicas específicas do esporte. No caso do handebol, os passes, recepções, progressões, arremessos e dribles são as técnicas básicas desenvolvidas. Nesta fase tanto podem ser usados jogos como também