Bufalo trabalho
ESCOLA DE POSICIONAMENTO
Animal metafórico: Búfalo
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo explorar desde a criação até a aplicação de técnicas e teorias desenvolvidas na Escola de Posicionamento, conceituada inicialmente em meados da década de 70.
Suas premissas, teorias e técnicas são utilizadas até hoje pois ela tem uma característica predominante: identificar padrões de comportamento no mercado e nas empresas, que não mudaram muito com o passar do tempo; pelo menos não o suficiente para deixá-la defasada.
Alguns nomes citados na obra são bastante conhecidos no meio acadêmico e empresarial, mas situá-los em um tempo e em uma mesma linha de pensamento faz com que tanto a Escola de Posicionamento quanto os próprios autores e inspiradores tenham um sentido, uma racionalidade e uma ligação totalmente diferentes caso fossem avaliadas individualmente.
Desejamos a todos os leitores uma deliciosa viagem a esse fascinante ‘Mundo do Búfalo’.
NÃO APENAS A TERCEIRA ESCOLA CRIADA..
Para início de conversa vamos esclarecer que até mesmo a incrível Escola de Posicionamento não se fez sozinha, já que ela utiliza informações das duas Escolas anteriores: Planejamento e de Design. Porém, o fato de utilizar dados chaves do mercado (como a influência permanente de concorrentes) sugere que poucas coisas realmente mudam no mundo dos negócios. Logo, algo tão óbvio a torna incrivelmente relevante quando for preciso criar um planejamento estratégico.
Tanto que suas técnicas são utilizadas até hoje, mesmo que poucos saibam suas interligações e correlações.
Algumas premissas dessa escola são: racionalidade com foco no conteúdo, basear as estratégias conforme a ação dos competidores, do cenário vigente e da posição assumida; competitividade da economia do mercado, entre outros.
A TERCEIRA ESCOLA E SUAS TRÊS ONDAS. A Escola de Posicionamento é caracterizada por três grandes ondas: origens nas máximas militares, busca por imperativos de