Budwiser
A BUDWEISER é uma cerveja norte-americana.
Inicialmente era muito consumida pelos trabalhadores americanos que após um dia exaustivo de trabalho paravam num bar a caminho de casa.
Vários aspectos contribuíram para seu sucesso. A BUDWEISER tem uma imagem visual muito forte - o mundo simbólico da marca. Isto inclui o rótulo, amplamente reconhecido e tipicamente americano com cores vermelha, branca e azul; o logotipo; a garrafa long-neck, com um poder distintivo e poderosos slogans como “O Rei das Cervejas” e “O Produto Genuíno”. Essas razões transformaram a marca na cerveja mais consumida do planeta, presente em 80 países e que foi considerada a marca mais valiosa do mundo em 2011 pela Milward Brown no Brasil.
No Brasil a marca pertencente à categoria Premium, devido aos valores culturais norte-americanos embutidos.
MICRO AMBIENTE
O conhecimento do micro ambiente é fundamental para uma empresa determinar as estratégias que serão utilizadas no seu mix de marketing, como por exemplo, criar valor e satisfação para o cliente, gerar relacionamentos que beneficiem ambas as partes, entre outros.
HISTÓRICO
Em 1876, a cervejaria norte-americana Anheuser-Busch introduziu no mercado a Budweiser Lager Beer, a primeira cerveja nacional, produzida com ingredientes de altíssima qualidade, entre eles, destacam-se as lascas de beechwood (madeira especial) e o arroz verde fresco.
A Budweiser foi lançada para aproveitar o crescimento do mercado de cervejas enquadradas na categoria Pilsner Lager – tipo de cerveja fermentada e armazenada em baixas temperaturas –, que confere um sabor mais leve à cerveja, contrastando com as cervejas escuras de estilo bávaro, que até então eram as preferidas dos norte-americanos.
Em 1883, devido ao processo de pasteurização, a Budweiser começou a ser engarrafada, o que contribuiu para o aumento das vendas e, consequentemente, para a sua popularização no país. Com isso, a comunicação da marca se tornou mais eficiente,