Bioclimatologia
Departamento de Ciências Agrárias
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Bioquímica
pH, Tampões e Indicadores
Autores:
João Vitor Araújo Andrade
Brunna Leal
Lucas Póvoas
Professora:
Helena
Itabuna, BA
Agosto, 2014
1. INTRODUÇÃO A acidez de uma solução pode ter dois significados: 1- medida da quantidade total de íons H+, dissociados ou dissociáveis encontrados em uma solução. É a acidez titulável ou total e depende apenas da concentração do ácido; 2- medida da quantidade de íons livres na solução. Esta depende, não só da concentração do ácido, como também da sua constante de dissociação. Nos sistemas biológicos adotou-se o termo pH, que é definido como o logaritmo negativo da concentração de H+: pH=-log (1/[H+]) = -log[H+] Com esse conceito pode-se transformar concentrações de H+ em pH e vice-versa. A água pura é uma solução neutra, ou seja, com iguais concentrações de H+ e OH-. Para esse caso tem-se:
Keq= [H+].[OH-]/[H2O]= 1,8 x 10^-16 (a 25°) Como a água é um eletrólito fraco, ou seja, dissocia-se muito pouco, observa-se que, em soluções aquosas diluídas, as concentrações de H+ e OH- são muito pequenas em relação à concentração de água, a qual pode ser incorporada à Keq dando:
Keq . [H2O] = [H+] . [OH-] = Kw (produto iônico da água) = 1 x 10^-14 (a 25°)
[H+] . [OH-] = [H+]² = [OH-]² = 1 x 10^-14, donde
[H+] = [OH] = 1 x 10^-7 moles de H+ (ou OH-) / litro da solução
O pH da água é: pH = - log 1 x 10^-7 = - (log1 + (-7)) = - (0-7) = 7
Sistema Tampões
Os seres vivos são equipados com mecanismos que regulam o pH de seus líquidos intra e extracelulares dentro de limites estreitos, de maneira que a concentração de íons H+ varia muito pouco, embora esteja havendo a produção constante de de ácidos e bases no metabolismo. Estes mecanismos são os sistemas tampões