bioclimatologia
A cadeia produtiva de pescados envolve a atividade da pesca e a aquicultura. A cadeia é composta pelos fornecedores de insumos, o processamento e a utilização de canais de marketing que tornarão o produto disponível ao consumidor final.
fluxograma da cadeia produtiva do pescado
Insumos básicos: matéria-prima principal (peixe in natura) utilizada e podendo ser obtida através da piscicultura, pesca artesanal ou industrial.
Produção: a produção compreende
Instalação de cultivo (escolha do sistema de produção e instalação de viveiros, levando em conta escolha de local, qualidade da água, qualidade do solo, etc.)
Povoamento (constitui a escolha das espécies cultivadas e a distribuição nos tanques). Engorda (constitui na escolha de um sistema de engorda onde esses podem ser extensivos: sem adição de ração; semi intensivo: fornecimento de grãos, farelos, tortas e farinha e intensivo onde o uso de rações balanceadas e predominante.
Na despesca e abate o peixe retirado da água e são tomadas algumas medidas imediatamente a essa retirada o descabeçamento e evisceração.
Processamento: o processamento inclui
Limpeza e classificação: nessa fase o peixe e escamado eviscerado, lavado e classificado de acordo com a espécie
Pesagem: fase onde se pesa o peixe
Embalagem: peixe e embalado e preparado para o congelamento
Congelamento rápido: os peixes são colocados em câmaras de
Congelamento, sob temperaturas de -18ºC.
Estocagem: após o congelamento, os peixes são estocados
Sob temperatura de -20ºC.
Comercialização: após ser congelado e estocado o peixe esta pronto para ser comercializado e distribuído para o consumo.