BUDISMO Vertentes
Esta implantada principalmente no Sri Lanka, Myanmar, Camboja, Tailândia e Laos. Theravada é considerada a vertente mais conservadora do budismo, ela não muda nenhum de seus ensinamentos transmitidos por Buda, assim, mantendo-se fiel às suas lições por dois mil anos. Seu nome tem como significado “Doutrina dos Anciões”, por ser a escola mais antiga que existe. Mesmo nos dias atuais, todos os textos usados por seus seguidores são escritos em pali (idioma utilizado pelo mestre em discursos e ensinamentos). Para os Theravadins, apenas aqueles “dignos” e “puros” (aqueles em que suas mentes estejam livres de contaminação), são capazes de atingir o nirvana.
-MAHAYANA
Após quatro mil anos do surgimento do budismo, foi necessário a criação de uma nova escola que adaptasse às novas necessidades do homem, essa nova escola ficou conhecida como Mahayana. É conhecida por se preocupar com o próximo, e seu maior objetivo é a salvação da humanidade, e é exatamente por isso que seu nome tem como significado “Grande Veículo”. Na escola Mahayana acredita-se que é possível a existência de vários Budas (seres iluminados), contrapondo-se às escolas mais conservadoras. Atualmente, esta vertente apresenta duas subdivisões, a Escola Zen, na qual dá extrema importância à prática meditativa, e a Escola Terra Pura, que a sua prática de devoção é dirigida ao Buda da Luz Infinita. Ambas as escolas são populares no extremo oriente, como a China, Coréia e o Japão.
-VAJRAYANA
Foi criada a partir da Mahayana, sua essência é o reconhecimento de que todo e qualquer ser humano pode atingir o estágio budíco, ou seja, tornar-se Buda, podendo entrar em comunhão total com a perfeição que há na natureza. Seu nome tem como significado “Veículo do Diamante”, porém também conhecida como Tantrayana (“Veículo do Tantra) e Mantrayana (“Veículo do Mantra). Essa vertente é muito difundida em países como o Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e no norte da Índia. Possui inúmeras subdivisões, uma das