Contabilidade ambiental
O Brasil está enfrentando sérios problemas ambientais. Para resolvê-los ou pelo menos amenizálos há a necessidade de uma união entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade civil a fim de que juntos possam discutir a atual situação do meio ambiente, e o mais importante, atribuir as responsabilidades de cada um neste processo.
Nesta pesquisa estudamos a atuação ambiental das empresas instaladas no país. Percebemos que a maior parte delas, principalmente os grandes grupos, está cada vez mais, agindo de maneira responsável com questões ligadas ao meio ambiente. Os principais motivos para esta prática são a exigência do mercado, tanto interno como externo, e a conscientização da sociedade brasileira.
A implementação das normas da série ISO 14000 acarretou na diminuição do impacto causado pelos processos produtivos na natureza através de ações constantes de monitoramento ambiental.
Para a conquista e manutenção do certificado ISO 14001 são necessários investimentos consideráveis em equipamentos, mão-de-obra especializada, consultorias, dentre outros; que devem ser alvo de intenso controle financeiro com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos empregados.
Uma das formas encontradas para atender este propósito foi o uso da contabilidade no Sistema de Gestão Ambiental. Entendemos que a Contabilidade Ambiental possui potencial para auxiliar os gestores nesta tarefa. Basicamente a mesma pode ser usada para demonstrar a responsabilidade ambiental da empresa, através da utilização dos relatórios contábeis onde deverão ser evidenciados, de forma transparente e fidedigna, os gastos com o controle ambiental. Também pode ser aplicada como instrumento de subsídio no processo de tomada de decisão utilizando-se de ferramentas da Contabilidade Gerencial e da Contabilidade de Custos.
Observamos, no entanto, que a maioria das empresas ainda desconhece os benefícios da utilização da Contabilidade Ambiental. O estudo constatou que apenas 1/5 das