Religião na india
Religião é uma fé,uma devoção a tudo que é considerado sagrado.É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais.É uma crença em que as pessoas buscam as satisfação nas práticas religiosas ou na fé,para superar o sofrimento e alcançar felicidade.
Religião é também um conjunto de princípios,crenças e práticas de doutrinas religiosas,baseadas em livros sagrados,que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral,chamada igreja.Todos os tipos de religião tem seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo.Outras se sobressem pela fé e outras por extensos ensinamentos éticos.
Religião, no sentido figurado, significa qualquer atividade realizada com rígida frequência. Ex:Ir para academia todos os dias,para ele é uma religião.
As religiões da Índia, também chamadas de religiões dármicas, são o conjunto das tradições religiosas correlatas que se originaram no subcontinente indiano,1as principais são : o induismo, Islamismo, Budismo, Cristianismo Shikhismo jainismo inclusive os seus derivados e várias outras tradições a elas relacionadas. Há também o Zoroastrismo, e o Judaismo
INDUISMO
Tendo sua origem remontada ao ano de 1500 a . C., a religião hinduísta foi estabelecida pelos invasores arianos da Índia. Os textos védicos antigos descreviam um universo cercado de água. No período dos arianos, ou árias (homens), a explicação de suas divisões sociais era encontrada nos Vedas: da cabeça do deus primordial saíram os brâmanes (casta social dominante), dos braços saíram os guerreiros, das pernas os produtores e dos pés os servos (não-árias, ou "não-homens"). O mundo, conforme a concepção desta época, foi formado a partir da organização, por força divina, de um caos preexistente.
No sistema religioso hinduísta atual há uma série de ramificações, que geraram crenças e práticas diversas, assim como há muitos deuses e muitas seitas