bruxas: figuras de poder
A Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia localiza-se entre dois bairros periféricos de São José dos Campos, Vila Nair e Vila São Bento. Os alunos moram nos bairros a margem da Rodovia dos Tamoios, são eles: Vila Nair, Vila São Bento, Torrão de Ouro I e II, Capuava, Interlagos, Recanto dos Tamoios, Putim, São Judas Tadeu.
Sua missão tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e sua preparação/qualificação para o mercado de trabalho.
As finalidades educativas parte do planejamento, assim identificando o que somos e sonhamos com o que desejamos, e é através de sonhos que queremos e iremos construir uma nova realidade, partindo do princípio de que a educação é direito e dever de todos, porém educação de qualidade, essa é nossa finalidade, nossa meta.
A clientela da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia se constitui de crianças, jovens e adultos que moram as margens da Rodovia Tamoios, em bairros periféricos da cidade de São José dos Campos. Como toda a população dos grandes centros, o desemprego se fez presentes nestas comunidades o que provocou o aumento do trabalho informal e do subemprego. As famílias em uma grande maioria são chefiadas por mulheres que trabalham como diaristas e empregadas domésticas. As famílias sobrevivem com renda abaixo de R$ 400,00 o que torna os alunos carentes de material. A convivência diária com o crime banaliza a violência e a marginalidade. Esse contexto coloca nossos alunos em situação de risco, para os quais o dia a dia se transforma em batalha pela manutenção da vida e dos poucos bens materiais de que dispõem. A escola se constitui em local privilegiado de formação e informação. Com este contexto cabe à equipe escolar e professores oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção social. A escola procura organizar projetos onde seus jovens possam sentir-se responsáveis pela sua formação e pelos destinos da escola.
A