Brutalismo
BRUTALISMO
Ariane Pereira, Cristiane Bortoluzzi e Marília Grutzmann
1950-1970: CONTEXTO HISTÓRICO
Pós
2ª Guerra Mundial Guerra Fria Construção do Muro de Berlin O homem chega à lua Relação harmônica entre a arquitetura e a política industrial.
INFLUÊNCIA
Inicialmente, é influenciado pelo béton brut (concreto bruto), usado por Le Corbusier (1887-1965) em seu estilo final.
BRUTALISMO
- “Verdade estrutural”: vigas, pilares e outros aspectos estruturais da construção deveriam ficar expostos, já que são os verdadeiros responsáveis pela beleza estética da obra.
CARACTERÍSTICAS:
Exposição das funções do edifício. Materiais: concreto tijolo, vidro, aço, pedra rústica. Repetições angulares. Articulação entre blocos, ênfase em elementos como passarelas, torres de circulação vertical.
ALISON E PETER SMITHSON
Os arquitetos ingleses Alison e Peter Smithson formaram uma das mais importantes parcerias na arquitetura do século XX, associada com o Novo Brutalismo. Tornaram - se, juntamente com Aldo van Eyck, Jacob Bakema, George Candilis, Shadrac Wood, entre outros, os grandes propulsores de reformas no pensamento arquitetônico dos anos 1950.
Peter nasceu em Stockton-on-Tees, nordeste da Inglaterra e Alison nasceu em Sheffield, Yorkshire. Eles se encontraram enquanto estudavam arquitetura na Universidade de Durham e se casaram em 1949. Juntos, eles ingressaram no departamento de arquitetura da London County Council antes de estabelecerem seu próprio escritório em 1950. O casal começou a ganhar destaque com a Smithdon High School, na qual usaram a linguagem do alto modernismo. Porém o fizeram de uma maneira despojada, com acabamentos rústicos e total falta de refinamento para a época.
Alison e Peter atacaram os dogmas vigentes por décadas, que estabeleciam que as cidades deveriam ser zoneadas em áreas específicas para a habitação, trabalho, lazer e transporte, e que a habitação urbana deveria