Bruno Freire
Instituto Adventista Brasil Central
Trabalho de Filosofia
“A importância da Filosofia como pilar da sociedade”
Trabalho Apresentado
Diciplina: Filosofia, do Prof.º Robson Barbosa
Por: Bruno Freire
Série: 1º Ano B
Nota: bbBdd
Data: 05/08/2014
Abadiânia
Agosto de 2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO________________________________________1
2. DESENVOLVIMENTO
1. Origem da filosofia
2. Importância d povo grego para a construçã da civilização ocidental
3. Principais filósofos da antiguidade
4. Principais filósofos da teoria do conhecimento
5. Construções para as sociedades atuais
3. CONCUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
5. ANEXOS
Desenvolvimento
1. Origem da filosofia
A filosofia surgiu nos séculos VII -VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogónicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor. Os mitos foram segundo Platão e Aristóteles a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Eles tornaram-se num campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre estes dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.
Nas religiões que existiam nesta altura, Rodolfo Mondolfo afirma que é possível determinar alguns pontos comuns que seriam facilmente apreensíveis pelos primeiros filósofos:
- Unidade universal. Nas principais religiões politeístas os vários deuses estavam subordinados à figura de um deus tutelar do qual tudo derivava e para o qual tudo convergia. Assim era no Egipto, Mesopotâmia ou na Indía.
- Do caos inicial à ordem. As cosmogonias (as explicações sobre a origem do cosmos) são concebidas como um processo de passagem do caos inicial à ordem. O processo cosmogónico é explicado de três modos essenciais: a) uma potência intrínseca à matéria criou o cosmos