Brotas/SP
A história do município começa por volta do ano de 1839 quando uma capela foi construída dando início a um povoado. Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841 e foi transferida para Rio Claro em 1853. Em 22 de agosto de 1859 o distrito foi transformada em município.
O município experimentou a sua fase de maior desenvolvimento durante a expansão da lavoura de café, entre as décadas de 1920 e 1930. Durante esta fase a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos, o que já vinha acontecendo desde o final do século XIX. Com a decadência da agricultura cafeeira, o município perdeu grande parte da sua população para outros centros, principalmente São Carlos, Rio Claro, Jaú e Piracicaba.
Economia
Apesar de historicamente ter seu desenvolvimento econômico baseado no cultivo do café, Brotas é conhecida internacionalmente por ter se especializado no turismo de aventura, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes de aventura, como o rafting e a canoagem, aproveitando o potencial do rio Jacaré Pepira. Atualmente a economia do município baseia-se na agropecuária, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e laranja, apesar da crescente importância do turismo de aventura.
Geografia
A região de Brotas, incluindo o distrito de São Sebastião da Serra e a cidade de Torrinha, apresenta um número elevado de acidentes geográficos de grande interesse turístico.
Resumo
Brotas é conhecida internacionalmente por ter se especializado no turismo de aventura, sua população oscila em torno de 20 mil habitantes, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes de aventura, aproveitando o potencial do rio Jacaré Pepira. Atualmente a economia do município baseia-se na importância do turismo de aventura aproveitando o rio Jacaré-Pepira que pertencente à bacia do rio Tietê, é muito utilizado para a prática de esportes náuticos e de aventura, sendo fator de desenvolvimento regional por seu enorme potencial turístico. O rio é