relatório de geomorfologia
CAMPUS DE OURINHOS
1.INTRODUÇÃO
O presente relatório visa mostrar as observações feitas durante o trabalho de campo da disciplina de Geomorfologia feita na região abrangida pelo Planalto Ocidental Paulista e as impressões que ficaram desta viagem. Sob orientação da prof. Marcilene dos Santos, docente da Universidade Estadual Paulista – UNESP- campus de Ourinhos. O objetivo do trabalho foi proporcionar aos alunos uma aproximação com diferentes realidades do campo; tendo, por base, o aporte teórico-conceitual apreendido durante o semestre letivo em sala de aula. O relatório vai apresentar e descrever os pontos visitados (um total de onze paradas ao longo do percurso), dialogando os conteúdos estudados em sala de aula, com as paisagens visitadas.
É fundamental no estudo da geomorfologia a fase da apresentação dos conteúdos em sala de aula, junto a fase de campo. O aluno tem como objetivo em campo reconhecer os tipos de relevo e suas relações com a estrutura geológica; identificar os movimentos de massa dominantes que formou aquela área; descrever os diversos tipos de rocha e formação da área estudada; examinar os níveis de superfícies de aplanamento; descrever os pontos visitados se atentando as mudanças morfoesculturais e morfoestruturais; desenhar um esboço da paisagem observada e dos pontos visitados. Essas e outras observações serão destacadas no relatório a seguir.
2.PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE CAMPO
Nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2014, nós alunos da Unesp, campus de Ourinhos/ SP (que se localiza numa altitude de 492 metros em relação ao nível do mar), supervisionados e coordenados pela profª Dr ª Marcilene dos Santos, na disciplina de Geomorfologia saímos às 7h00min, de Ourinhos em direção à cidade de Torrinha. Durante o percurso feito com o ônibus da unidade, foi estabelecido que faríamos paradas na estrada para análise das formações geológicas e sua mudança ao longo da viagem.
No primeiro dia,