bromato
O carbonato de cálcio está presente em diversos minerais e uma forma de determinar a massa presente de carbonato de cálcio na amostra é atacando ácido clorídrico e medindo o volume gerado de gás carbônico, produzido pela reação.
Fazendo essa reação em um ambiente controlado é possível determinar com perfeição o volume de gás transferido no sistema. Levando em conta a hipótese de Avagadro ( de que volumes iguais de gases nas mesmas condições de pressão e temperatura possuem o mesmo numero de moléculas).
Objetivo:
O objetivo é determinar a densidade do gás dióxido de carbono , que possibilita determinar a massa de carbonato de cálcio na amostra de minerais ,quando atacado por ácido clorídrico.
Materiais :
Termômetro;
Tubo plástico (1,0m);
Rolha de borracha;
Funil de separação (100 ml);
Balao de fundo redondo com saída lateral (100ml);
Papel filtro pequeno;
Cuba de vidro média;
Proveta de 50ml com fundo liso;
Pipeta graduada de 10ml;
Pera de sucção;
Regua milimetrada;
Suporte universal com garra;
Fita de teflon;
2 Erlenemeyers ( 1000ml);
Tesoura;
Barometro;
Balança analítica;
Soluçao de HCL ( 6molar);
Pó de mármore;
Métodos:
Primeiro – preparar o conjunto do experimento cuidadosamente no interior de um funil de separação de 100 ml cerca de 20ml de HCL 6molar, utilizando uma pipeta graduada de 10 ml e uma pera de sucção;
Segundo- Encher uma cuba de vidro com H2O até dos tercos de seu volume. Completar uma proveta de 50ml ,com fundo liso, com H20 e inverter na cuba ed vidro, fixando-a nessa posição com a garra presa a um suporte universal.
Terceiro- Conctar um balo de fundo redondo com a saída lateral ate a parte inferior da proveta através de um tubo plástico com 1,om de comprimento,, de tal modo que o gas liberado no balão flua para a proveta.
Quarto- Pesar 0,12g de amostra mineral ( mármore em pó)
Quinto-Colocar a amostra no interior do balão de fundo redondo.
Sexto-Abrir