Brock - Rock Brasil anos 80
Rock Brasil – anos 80
Brock - Denominação dada por Nelson Motta, para o período dos anos 80 em que novas bandas brasileiras surgiram, sob influência principal de bandas dos anos 70, a impassibilidade que cursava nos primeiros anos da década e o fim da ditadura, principais motivos que propiciaram o renascimento do rock, com integrantes que até então eram jovens impedidos de falar e com os anos 80 puderam colocar tudo o que podiam para fora.
Com um dos maiores sucessos da época completando 25 anos, nada melhor que recordar e conhecer o que realmente foi aquele período.
“Festa estranha com gente esquisita” Eduardo e Mônica – Legião Urbana
Não pode dizer que sua importância se deve a inovadora trilha musical ou mesmo a sonoridade, mas se tornou uma identificação a juventude da época, para muitos uma imagem grosseira e tosca, porém real e talvez a única possível para tais circunstâncias do momento.
Na década anterior, não havia qualquer tipo de manifestação cultural, nas escolas os filhos cresciam reverenciando os políticos, a televisão não era informativa, muito pelo contrário. Foi uma geração que cresceu “burra”.
“Toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer” Brasil – Cazuza
Já a década de 80 colocou um fim a essa repressão, chegou a hora dos “filhos da revolução” expor tudo aquilo até então reprimido. “Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês, somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, somos o futuro da nação”. Geração Coca-Cola – Legião Urbana
Foi um período caracterizado por vários estilos, como new wave, punk rock e até mesmo o pop do final dos anos 70.
O início dessa renovação do rock se deu com o discotecário Júlio Barroso, que fundou a Gang 90 & As Absurdetes, no Rio de Janeiro. Fez grande sucesso com a música “Perdidos na Selva” e foi só uma mostra do que estava por vim