Rock Nacional
Visconde de Mauá
Componentes:
Bruna Araújo; Jéssica Longaray e Ketlen Alves.
Turma: EM 32
Profa: Fabiana Jacob
Disciplina: Arte
Tema: Rock Brasileiro
Butiá, 31 de outubro de 2013.
Rock Brasileiro – A Origem
O Rock brasileiro (mais conhecido no Brasil como rock nacional) teve início no final da década de 1950, conquistando maior popularidade na década de 1980.
Década de 1950:
O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock around the Clock", de Bill Haley Comets (trilha do filme Sementes da Violência), em outubro de 1955, para a versão brasileira do filme.
Década de 1960:
O começo da década foi marcado pelo surgimento de grupos instrumentais como The Jet Black's, The Jordans e The Clevers (futuros Os Incríveis), e do cantor Ronnie Cord, que lançaria dois "hinos": a versão "Biquíni de Bolinha Amarelinha" e a rebelde "Rua Augusta".
Até que surge um capixaba que se tornaria o maior ídolo do Rock Nacional dos anos 60 e, posteriormente, o maior nome da música brasileira: Roberto Carlos, que emplacou dois hits em 1963: "Splish Splash" e "Parei na Contramão". No ano seguinte, obteve mais sucessos como “É Proibido Fumar” e "O Calhambeque".
Década de 1970:
Após sair dos Mutantes no final de 1972, Rita Lee iniciou uma muito bem sucedida carreira solo, Os Mutantes ainda atravessaram a década convertidos ao rock progressivo, passando por várias formações e dissolvendo-se em 1978.
Em 1973, surgiram Secos & Molhados, liderados por João Ricardo, com Ney Matogrosso como vocalista, que faziam a chamada “poesia musicada”. Em 1973 surgiu outro ícone: Raul Seixas, que vendera 600.000 compactos de "Ouro de Tolo" em poucos dias e se tornaria "bardo dos hippies" com músicas debochadas como"Mosca na Sopa" e "Maluco Beleza", "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e "Gita", entre