Brocas de perfuração
Desde a época quando os chineses perfuravam poços de salmoura até os dias de hoje, a broca de perfuração sempre foi fator determinante na construção de poços de petróleo e gás. Começando com a tecnologia rudimentar de ferramentas de perfuração a cabo, passando pelos equipamentos rotativos, até os sistemas direcionais de alto alcance horizontal atuais, os projetos de brocas tiveram que se adaptar às exigências da industria.
As brocas são equipamentos que têm a função de promover a roptura e desagregação das rochas ou formações. O estudo das brocas, considerando seu desempenho e economicidade, é um dos factores importantes na perfuração de poços de petróleo.
As brocas de perfuração de poços de petróleo são dispositivos utilizados como o próprio nome diz para perfurar o solo com o intuito de se chegar a uma área de armazenagem natural de petróleo, geralmente são fabricados como equipamentos rotativos, para realizar operações de corte e moagem de rochas e outros materiais de subsuperfície. Estas brocas são utilizadas para mover materiais que estão localizados entre a crosta terrestre e as áreas onde se encontram o petróleo, que estão localizadas muito abaixo da superfície. Um motor primário e equipamentos rotativos são utilizados em conjunto com as brocas para girar o equipamento de perfuração e movê-lo para baixo. As primeiras tentativas de equipamentos rotativos de perfuração incluíram o uso de animais de fazenda andando em círculos enquanto estavam conectados a um conjunto de tubos e brocas de perfuração de poços.
2 Tipos de brocas de perfuração
Broca é a ferramenta de corte localizada no extremo inferior da coluna de perfuração, a qual é utilizada para cortar ou triturar a formação durante o processo de perfuração rotativa.
Para realizar a perfuração as brocas utilizam como base os princípios fundamentais para vencer os esforços da rocha, e a forma de ataque pode ser por: acunhamento, cisalhamento, esmerilhamento, esmagamento, e até mesmo