Bacharel
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO/SEPRO
PROGRAMA E-TEC SERGIPE
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA E-TEC
COORDENADOR DO CURSO: MARCUS VINÍCIUS ANDRADE CORTES
DISCIPLINA: ELETRICIDADE
PROFESSORA: FLORIVAL DOS SANTOS FILHO
EXERCICIO COMPLEMENTAR II
1.COMO É OBTIDO O RESISTOR EQUIVALÊNTE NO CIRCUITO SÉRIE? E NO CIRCUITO PARALELO ?
Como demostração consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas em uma bateria de 9v. Na ligação um fio liga um terminal no da bateria a um terminal de uma lâmpada depois o outro terminal desta lâmpada se liga no outro da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
Já na a paralela os terminais positivos das lâmpada são ligados ao terminal positivo da bateria ao terminal positivo da bateria e os terminais negativos das lapadas são ligados ao negativo da bateria sendo esta ligação deferente da ligação em serie.
2. QUAIS AS DIFEREÇAS DE COMPORTAMENTO DAS GRANDEZAS:TENSÃO E CORRENTE COM RELAÇÃO AO CIRCUITO SÉRIE E O CIRCUITO PARALELO?
O que distingue uma fonte de tensão de uma fonte de corrente é a magnitude da razão entre as resistência interna r e externa R essa propriedade também distingui em relação que daremos a elas. A diferença de potencial no terminais dos resistores não precisa ser a mesma (exceto no caso espacial em que todas as resistência seja igual )
Dizemos que a combinação de resistência esta em paralelo quando a diferença resultante através de cada uma das resistência é igual a diferença de potencia aplicada.
3. Quatro resistores DE R1=20Ω,R2=40Ω,R3=80Ω,R4=10Ω. estão ligados em série. Sabendo que a tensão de AIiMENTAÇÃO É 30V CALCULE A RESISTÊNCIA EQUIVALÊNTE, A CORRENTE E A TENSÃO EM CADA RESISTOR.
R1=20 r2=40 r3 =80 r4=10 v= 30 v
Re = 20+40+80+10 R=150 ^
L3 = 30/80 L3= 0,375ª assim
L1= L2= L3= L4= 0,375ª
V1 =0,375x20