BRISE-SOLEIL
BRISE
Definição:
É um dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, evitando a manifestação de um calor excessivo. Geralmente utilizados em construções que necessitam muito do aproveitamento da iluminação natural e bloqueio do ofuscamento causado pelos raios solares.
O brise-soleil, expressão francesa que quer dizer quebra-sol, pode ser composto por vários materiais, como betão, madeira, alumínio. E também podem ser móveis, regulando a entrada de luz e calor, ou fixos.
Para garantir a eficiência, o estudo sobre a posição do brise é fundamental. Os brises posicionados na horizontal são mais utilizados quando o sol permanece quase que todo o dia na parte superior do globo terrestre, com isso, por suas características a fachada norte brasileira geralmente é a mais indicada. Já nas fachadas leste e oeste, os brises com aletas verticais são mais utilizados. Na fachada sul brasileira, por receber menor incidência solar, geralmente o brise é mais utilizado para seguir a arquitetura do edifício e não tanto por sua funcionalidade.
Os brises móveis são considerados os mais eficientes por possuírem mobilidade nas aletas, tendo em vista a variação solar durante todo o dia. Já os brises fixos, precisam ser projetados com mais atenção, pois sempre existe um ângulo de abertura entre aletas e que quanto maior, mais sujeito à exposição solar se encontra o edifício e que quanto menor, menos entrada de luz natural haverá na parte interna do prédio.
Exemplos:
Unidade de habitação de Marseille, Berlim
(Le Corbusier);
Edifício Gustavo Capanema, Rio de Janeiro (Lúcio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira).
Primeiro edifício conhecido por usar brises móveis no mundo;
Centro de Cultura Judaica, São Paulo:
O Centro de Cultura Judaica foi implantado na crista do maciço do