marxismo
- A historia como material de trabalho, a dialética como método e o materialismo como perspectiva de analise da historia constituem a base sobre a qual se fundou o pensamento de Marx.
- Na teoria de Marx, o movimento dialético da historia se dá no plano concreto das relações humanas de produção da riqueza social, ou seja, no plano material.
Materialismo dialético: quando se contrapunha a dialética hegeliana qualificada por ele como idealista
Materialismo histórico: quando se contrapunha ao que ele chamava de materialismo vulgar, corrente filosófica alternativa ao idealismo na Alemanha do seu tempo.
O conceito de modo de produção é central na periodização marxista da historia da humanidade e resulta da combinação de dois fatores: as forças produtivas: são o trabalho humano e os meios de produção, tais como a terra, as maquinas e os equipamentos, alem das tecnologias empregadas na produção; e as relações de produção: que se estabelecem entre as diferentes classes sociais e que envolvem a propriedade sobre os fatores de produção e sobre o produto do trabalho e o mando e controle sobre o processo de produção.
Segundo Marx, antes do surgimento das primeiras civilizações, o modo de produção vigente era o do comunismo primitivo. No comunismo primitivo, os homens viviam em meio a mais absoluta igualdade, mas também premidos pela escassez e na miséria.
Para assegurar a dominação de uma classe sobre outra, surgiu, então, o ESTADO. Portanto de acordo com a teoria marxista, a garantia da dominação da classe dominante sobre a classe dominada foia principal razão para o surgimento e a existência do Estado.
Ao sair do comunismo primitivo a humanidade entrou na era das lutas de classe. A história conheceu 4 modos de produção dominantes: asiático, antigo, feudal e capitalista
Sob dominação do modo asiático(surgiu no Rio Nilo, no Egito, Rios tigres e Eufrates, Mesopotâmia, Rio Amarelo), Marx englobou todos os modos de produção estranhos