briquetes
Abril/2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Este documento constitui o plano de controle ambiental, solicitado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de , contendo informações necessárias à análise do Licenciamento Ambiental da Empresa .
A empresa em questão fabricará briquetes, blocos cilíndricos compactos de alta densidade, compostos de resíduos de madeiras, utilizados em fornos, aquecedores industriais, indústrias e para usos domésticos em geral.
Sendo uma empresa considerada de grande porte, porém de médio potencial poluidor, afinal seus resíduos são apenas vapores d’água liberados na atmosfera, tem-se o cuidado de estar sempre em conformidade com a Lei nº 3612/99 e demais normas pertinentes ao processo de licenciamento ambiental e operação do empreendimento.
2. OBJETIVOS DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL
O Plano de Controle Ambiental tem como objetivo apresentar as medidas de mitigação, controle e compensação dos impactos ambientais negativos decorrentes da instalação do empreendimento.
3. DESCRIÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO
3.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
3.2 IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO LICENCIAMENTO
3.3 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO
3.4 OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO
A empresa nasceu sob a necessidade de destinar corretamente os resíduos de madeira advindos da construção civil, das podas de árvores ou mesmo de fábricas e particulares, os quais eram “jogados” em meio a materiais que não se destinavam a reciclagem.
A empresa fabricará briquetes, bloco cilíndrico compacto, de alta densidade, composto por resíduos de madeira em geral, sem o uso de aglutinantes. É uma lenha ecológica (bioenergética) que substitui com eficácia o gás, a energia elétrica, o carvão vegetal e mineral e a lenha, bem como outros combustíveis utilizados nos diversos processos industriais.
Os briquetes podem ser utilizados em