Briquetes
GESTÃO AMBIENTAL
Elizama dos Santos
Geovana Araújo
Mariana Cristina
Ipanguaçu-RN
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. O QUE É A ENERGIA 04
2.1 FONTES ENERGÉTICAS...................................................................................
2.2 FONTE ALTERNATICA DE ENERGIA..............................................................
2.2.1 BRIQUETE...........................................................................................................05
1. INTRODUÇÃO
O padrão de vida do homem, ao longo do tempo, tem se modificado com a utilização da tecnologia para melhorias em sua existência. Isso implica em um consumo maior de energia. Atualmente, passa a ser um desafio da sociedade: como atender ao padrão de vida humano, consumir energia e, viver em um ambiente saudável?
A média diária de consumo de energia dos humanos primitivos era insignificante. Até então, não se controlava o fogo. Os primeiros grupos humanos e os primeiros caçadores aumentaram essa média, pois os primeiros agricultores, usando o fogo para cozimento e aquecimento (queima de madeira) e a tração animal para o plantio, elevaram esse consumo. Durante a Revolução Industrial, no século XIX, a madeira foi empregada para movimentar máquinas e locomotivas, para converter minério em metais e para fundir areia em vidro.
As florestas primárias começaram a sofrer um processo rápido de destruição. No mesmo período, descobriu-se que o carvão podia ser obtido por mineração e substituir a madeira. Por volta de 1900, o carvão substituiu integralmente a madeira na maioria dos países europeus e nos Estados Unidos. Contudo, o grande salto em termos de consumo energético ainda estava por incidir.
O desenvolvimento acarreta a necessidade de quantidades cada vez maiores de materiais e energia para satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade, resultando em uma quantidade expressiva de resíduos, tanto