Briquetagem
Por Mogens Slot de Knudsen
Como fazer Briquetes?
Briquetagem é um processo em que algum tipo de matéria-prima é comprimida sob alta pressão, para formar uma forma redonda ou quadrada briquete que pode ser usado para fins de aquecimento.
Se a matéria-prima é de resíduos de madeira ou resíduos agro, o teor de lignina é libertado sob esta pressão muito elevada de ligação, assim, o material em um briquete de alta densidade.
Durante a compressão do material, a temperatura subir o suficiente para fazer a matéria-prima libertar vários adesivos que irão ajudar a manter as partículas juntas em forma comprimida. No entanto, para tornar este processo bem sucedido, o teor de humidade da matéria-prima deve estar no intervalo de 6-16%.
A alta temperatura faz com que também a humidade nas matérias-primas para evaporar. Em um muito elevados teores de umidade, bolsas de vapor pode acumular-se durante o processo levando assim a expansão que vai demolir o briquete.
À medida que o teor de umidade ideal para fins de briquetagem varia de acordo com a matéria-prima, sabemos por experiência própria que o teor de água recomendada é de min. 6% no máximo. 16%. O teor de umidade ideal para a maioria dos materiais woodbased é de 10-12%.
Redução de volume e outros advatages.
Briquetagem muitas vezes leva a uma redução de volume de mais de 10 vezes. Aparas de madeira vão desde menos de 100 kg / m 3 a típica 1000-1100 kg / m 3, o que simplifica consideravelmente os problemas de armazenagem e de transporte.
Para pó inflamável, briquetagem é também uma forma eficaz de reduzir o risco de explosins e incêndios.
Geralmente nos encontramos três tipos de prensas de briquetagem:
• Prensas mecânicas
• Prensas hidráulicas
• prensas de parafuso
CF Nielsen é é líder mundial no prazo de prensas mecânicas de briquetagem e oferece também prensas hidráulicas
Ir para tipos de imprensa briquetagem para mais detalhes
Briquetes contra Pelotas
Briquetes são uma alternativa