Operação Unitária: Aglomerção

4354 palavras 18 páginas
Introdução..

Aglomeração acumulação e concentração Processo de redução química, aglomeração e retirada de materiais voláteis". O processo é especialmente de economia de carvão e coque graúdos para a indústria siderúrgica e consiste na mistura dos finos de óxidos com material carbonoso fino para depois ser submetida, aglomerada ou não, ao aquecimento a temperaturas suficientes para a redução dos óxidos (diagrama de elligen ), usando-se, eventualmente, oxigênio para enriquecer o ar. O processo possibilita também a eliminação dos materiais voláteis contidos na matéria prima.

Neste trabalho focalizaremos no assunto sobre aglomeração..

Tecnologias de pelotização de finos
Durante a lavra, beneficiamento e manuseio do minério de ferro são gerados ultrafinos, inadequados à utilização direta nos reatores de redução para a produção de ferro primário. O desenvolvimento dos processos de aglomeração possibilitou que os finos de minério de ferro, antes considerados rejeitos de lavra, passassem a ter valor econômico na forma de pelotas, que são amplamente utilizadas nos processos siderúrgicos.

O processo de pelotização foi introduzido no Brasil por meio de convênio da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, na antiga Seção de Matérias-primas Siderúrgicas, atual Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas.
Inicialmente as pelotas de minério de ferro eram produzidas comercialmente em sua maior parte em tambores pelotizadores e, com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos os discos de pelotização. Os dois tipos de equipamentos são ainda amplamente utilizados.

O IPT, por meio do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas - LRAC do CETAE, desenvolve processos de beneficiamento mineral e de valorização de resíduos

Relacionados