Briquetagem
BRIQUETAGEM
GEIZA MARIA DA CRUZ LORRAINY DOELINGER PROFº EDUARDO REIS
BRIQUETAGEM
Conceito
Processo no qual pequenas partículas de materiais sólidos são prensadas juntas para moldar formas coerentes de maior tamanho.
PROCESSO DE BRIQUETAGEM
No processo de aglomeração de partículas finas em prensas, as forças de atração molecular de Van der Waals apresentam uma forte influência na união das partículas.
ETAPAS: w I. Preparação II. Mistura III. Compactação
PREPARAÇÃO
A quantidade de aglutinantes ou ligante necessária à produção de briquetes com boa resistência mecânica depende de diversos fatores dentre ele temos:
Superfície especifica do material e a quantidade de partículas finas ou grossas;
●
w
Umidade do material antes da adição do aglomerante;
● ●
Qualidade do aglomerante;
MISTURA
A mistura dos reagentes é uma das etapas mais importantes da Briquetagem. É fundamental que o aglomerante seja distribuído uniformemente sobre toda superfície do material.
w
COMPACTAÇÃO
Equipamentos: Briquetagem por extrusão continua em maquinas tipo marombas; Briquetagem em prensas hidráulicas, em que os moldes são preenchidos, de forma intermitente. Briquetagem em prensas de rolos material flui continuamente;
VIDEO DE MÁQUINA MAROMBA
BRIQUETAGEM EM PRENSAS DE ROLOS
A compressão do material se dá no espaço entre dois rolos, montados um diante do outro, giram com mesma velocidade de rotação igual e em sentidos contrários.
VIDEO DE FUNCIONAMENTO DE ROLOS
ALIMENTADORES
Alimentadores por gravidade: materiais que necessitam de aglutinantes;
●
Alimentadores por brocas ou rosca: comprimem o material antes dos rolos. Utiliza dos para materiais seco;
●
TRATAMENTO TÉRMICO
Para evitas a fratura devida a choques térmicos e também permitir o manuseio dos briquetes ou tabletes, logo após a sua formação, os mesmos devem ser imediatamente aquecidos após a sua formação e em