Briozoário
INTRODUÇÃO
Contendo mais de 5.000 espécies, o filo Bryozoa é o maior e o mais comum dos folos dos lofoforados. Os bryozoarios são colônias sésseis, e cada componente da colônia recebe o nome de zoóide, tendo cada um aproximadamente 0,5mm de comprimento.
Os Zoóides são normalmente polimorficos, mas o corpo de cada um deles corresponde a um troco e uma invaginação eversívelportando um lofóforo. Interiormente seu corpo e composto de um celoma e de um intestino em forma de “U”. Os órgãos especializados para as trocas gasosas e excreção são ausentes.
O filo é dividido em três classes: Phylactoleamata (briozoários de água doce), Gymnolaemata (maioria marinha) e Stenolaemata ( 500 espécies fósseis e algumas espécies marinhas).
BRYOZOÁRIOS
ZOÓIDE
Sua forma corresponde a uma caixa oval ou tubolar. Possui uma estrutura denominada zooécio, que é uma cutícula externa ou exoesqueleto secretado pela epiderme, composta de quitina ou carbonato de cálcio.
Nos zoóide extendidos a bainha tentacular, que porta o lofóforo, é circundada algumas vezes por uma dobra da parede corporal chamada de colar. Para a retração do seu aparelho alimentar o zoóide possui músculos denominados de músculos esfinctéricos. A abertura por onde saem os lofóforos quando estão expostos chama-se orifício. Alguns ainda possuem um opérculo, que funciona como uma tampa do orifício. A parte interna do organismo que abriga o lofóforo, quando este está recolhido, é chamada de átrio. A boca fica na base dos tentáculos do lofóforo que abrem se em forma de leque formando um funil. O trato digestivo é em forma de “U” e termina em um anus que abre-se atravéz do lado dorsal do lofóforo, dando o nome de Ectoprocta à estes organismos. Oceloma é dividido por um septono interior de um anel anterior que ocupa a base do lofóforo e se estende no interior de cada tentáculo como parte da mesocele, e de um celoma posterior