Bryozoa
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Filo Bryozoa
São Paulo
2010
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Filo Bryozoa
Trabalho sobre as principais caracteristicas do Filo Bryozoa referente a materia de Zoologia II.
São Paulo
2010
Introdução
O filo Bryozoa (do grego bryon, musgo + zoon, animal), tambem conhecidos como Ectoprocta (do grego ektos, externo + proktos, ânus) pertence a um dos grupos de invertebrados mais diversos, abundantes e complexos. São de pequeno porte e sensiveis. A nomenclatura Bryozoa é antiga, denominação que incluia também os Entoprocta. No entanto, devido ao fato de os entoproctos serem pseudocelomados e possuírem o ânus localizado no interior da coroa de tentáculos, eles têm sido geralmente separados dos ectoproctos, os quais, à semelhança dos demais lofoforados, são eucelomados e possuem o ânus fora do círculo de tentáculos.Ocorrem desde o Ordoviciano até os dias atuais. Existem cerca de 3.500 espécies viventes e 1.500 fósseis descritas.
Bugula sp.
Ecologia
A maioria de espécies dos briozoários vivem em ambientes marinhos, embora existam aproximadamente 50 espécies que habitam água doce. Em seus habitats aquáticos, os bryozoarios podem ser encontrados em todos os tipos de carcaças duras: grãos de areia, rochas, conchas, madeira. Algumas colônias dos briozoários, entretanto, não crescem em substratos contínuos, mas dão forma a colônias sobre sedimento. Algumas espécies podem ser encontradas em profundidades de 8.200 m (27,000 ft.), a maioria dos briozoários habitam águas rasas e são cesseis , mas algumas colônias podem rastejar, e alguns briozoários não coloniais vivem e movem-se nos espaços entre grãos da areia.
Milhões dos indivíduos podem dar forma a uma colônia. As colônias variam de milímetros a quilômetros, mas os indivíduos que compõem as colônias são