Brinquedoteca
Brinquedoteca um espaço para brincar aprendendo.
A história relata que a primeira brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, com o objetivo de solucionar problemas causados por frequentes roubos em loja de brinquedos. A partir destes fatos o dono da loja relatou os acontecimentos ao diretor da escola. Percebendo a escassez de brinquedos para as crianças que lá estudavam o diretor da instituição criou a primeira intenção de Brinquedoteca, dispondo aos alunos, neste espaço, brinquedos variados onde as mesmas poderiam explorá-los.
Com o surgimento da brinquedoteca vários pesquisadores aprofundaram suas investigações sobre o lúdico. Em 1976 foi realizado em Londres o primeiro congresso sobre a experiência de empréstimo de brinquedos.
Em 1971 aconteceu à primeira expressão lúdica no Brasil, em São Paulo através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a exposição foi visitada por pais, profissionais e estudantes da área.
Segundo Ramalho ( 2000, p. 76) “a brinquedoteca é considerada como um local de estímulos para brincar livremente da criança, por algumas horas do dia”.
No entanto é possível afirmar que este espaço só é possível quando pensado, organizado e orientado por um adulto, pois é a interação da criança com o brinquedo e com o ambiente. A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)".
Brinquedoteca?
Atualmente é considerada como um espaço que permite brincar de forma séria, onde as crianças através do lúdico possam construir suas próprias aprendizagens, para isso o ambiente precisa ser acolhedor e que funcione como fonte de estimulação para