Sete conselhos sábios sobre liderança
Management? HSM Update traz as recomendações, baseadas nessas descobertas, para você desenvolver melhores líderes hoje e amanhã. Estudo DDI a excelente entrevista que fez com o pensador e inventor Ray Kurzweil (leia em
HSM Management nº 57, páginas 76-84), o especialista em management
Tom Peters mencionou sua preocupação com a aposentadoria dos profissionais da geração baby-boom, que podem estar levando consigo uma boa fatia do conhecimento acumulado no mundo dos negócios. Essa preocupação não é só dele e não se restringe ao conhecimento; também a potencial carência de lideranças vem tirando o sono de muitos. Isso aumenta a importância do estudo Leadership Forecast
2005-2006, realizado pela firma de consultoria Development Dimensions International
(DDI), cujas 31 descobertas estão publicadas em HSM Management nº 57 (páginas
48-54). Leia a seguir, com exclusividade, quais são as recomendações feitas pela equipe de consultores da DDI com base no estudo.
N
A iminente carência de lideranças no mundo dos negócios, causada pelo envelhecimento da força de trabalho e pela aposentadoria de grande parte dos atuais líderes, é preocupação de muitos especialistas. E o desafio não se encerra no envelhecimento da força de trabalho. Os líderes atualmente precisam lidar com um ambiente competitivo cada vez mais exigente e estressante. Diante da constante análise da diretoria e dos acionistas em relação a seu desempenho, muitos presidentes de empresas têm encontrado dificuldade para manter o cargo.
Ao mesmo tempo, alguns estudos revelam que as prioridades e as motivações das gerações mais novas se afastaram das ambições das gerações anteriores. É provável que os mais jovens estejam dando maior ênfase à qualidade de vida e à oportunidade de assumir boa variedade de cargos e papéis do que a escalar a pirâmide hierárquica.
O cenário econômico, entretanto, exige líderes que possam fazer a empresa