Hugo Chavés
(1954-2013)
Fundador do socialismo do século XXI.
Hugo Chávez governou a Venezuela desde 1999. Polêmico, ele mudou a Constituição, expulsou o embaixador dos EUA, aumentou a receita do governo com o petróleo, com mais impostos e expropriação de empresas privadas.
Jovem militar
1954
Nasce em 28 de julho, em Sabaneta, estado de Barinas , oeste do país . Um dos sete filhos de dois professores primários, é criado peça avó paterna.
1975
Conclui sua formação na academia militar da Venezuela, onde desenvolve interesse pelo legado do líder Simón Bolíva 1982
Começa a alimentar seu projeto socialista de “Revolução” . Reunido com outros dois capitães, faz juramento de luta para implantar ideias bolivianos. O Fracasso golpe
1992
Graduado tenente –coronel, Hugo Chávez lidera com os quatros comandantes um golpe de estado infrutífero contra o presidente Carlos Andrés Pérez, que o coloca na prisão.
1994
Chávez abandona o exército em troca de sua liberdade e vira uma figura muito popular entre os venezuelanos.
Consagração das urnas
1998
Vence a eleição presidencial com 56% dos votos, com a promessa de um governo para os mais pobres.
1999
Aos 44 anos tornou-se o presidente mais jovem da Venezuela, muda a constituição , aprovada em referendo em dezembro e inicia a chamada “Revolução Boliviana ” – movimento esquerdista inspirado nos ideais de Bolívar.
2000
‘Megaeleições’ são convocadas para legitimar os poderes da nova constituição. Com 59% dos votos, Chávez é reeleito presidente até 2006 e obtém o controle geral do país.
Início do Governo
2002
Golpe de estado o tira do poder por 48horas e instala um governo do líder empresarial Pedro Carmona. Chávez é restituído a presidência por militares leais e por uma mobilização popular.
2004
Após violentos protestos da oposição, Chávez submete-se a um segundo referendo público que o confirma no poder com 59,1% dos votos.
2006
Em nova eleição presidencial, obtém 62% dos votos