brinquedoteca: um espaço lúdico e pedagogico
Uma vez que a prática da brincadeira na escola promove aspectos diversos na criança que serão de suma importância para o seu desenvolvimento de ensino e aprendizagem sendo imprescindível para uma formação sólida e completa.
2 DESENVOLVIMENTO
O brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança. Por ser uma das linguagens expressivas do ser humano, proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral.
Crianças que brincam muito, possivelmente, serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angustia, alegria ou ansiedade. As crianças brincam para buscar prazer, expressar agressão, controlar a ansiedade, estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, comunicar-se com as pessoas.
Segundo Wajskop (2007, p.25):
A criança desenvolve-se pela experiência social nas interações que estabelece, desde cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural.
As crianças precisam de tempo, espaços, companhia e material para brincar. Quanto mais as crianças vêem ouvem ou experimentam, mais apreendem e assimilam quanto mais elementos reais dispõem em suas experiências, mais considerável e produtiva será a atividade de sua imaginação.
Dentro deste contexto a escola pode e deve reunir todos esses fatores e o papel do professor nesse processo é fundamental.
Segundo Carneiro e Dodge (2007, p.91):
Para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola, é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito