Brinquedoteca
Na metade do século XX, nos Estados Unidos, as crianças quando iam para a escola paravam pelo caminho olhando as vitrine, e acabavam sempre chegando à escola atrasadas. A direção da escola então organizou um espaço para elas brincarem no intervalo, surgindo assim a brinquedoteca.
Na cidade Los Angeles em 1934 foi criado como recurso comunitário usado até nos dias de hoje um serviço de empréstimo de brinquedo chamado ToY Lon, devido a grande queda na economia e para solucionar o problema de roubo de brinquedo pelas crianças em uma loja em uma loja.
Em 1987 nasceram as funções terapeuta e educacional da brinquedoteca Quando aconteceu o Congresso Internacional de Toy Libraries e Toronto, Canadá. Ali foi questionado adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição realizava outra funções como o apoio educacional, estimulação a socialização e o resgate cultural de algumas famílias.Isso foi motivo par o próprio Canadá passa o nome dessa instituição para Centro de Recurso para a família.
Em Portugal a brinquedoteca é chamada ludoteca , é organizada uma coleção de jogos e brinquedos para o uso livre dos visitantes, que geralmente são crianças e adolescentes, mas potencialmente adultos dando preferência aos jogos de tabuleiro. Em 1971, no Brasil inaugurou o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), em São Paulo, onde realizou-se uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes. Como deu certo essa exposição, a APAE implatou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que Ganhou o nome de Luteca, todos brinquedos nesse espaço foram centralizados e passaram a se utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira n a Escola de Indianápolis, em São Paulo voltado para o ato de brincar, atendendo