Brinquedoteca: Espaço de Ludicidade
SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 desenvolvimento 5
8
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo analisar o importante papel da brinquedoteca na educação infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças. A brincadeira é um comportamento voluntário e consciente, caracterizado pela imaginação e os diversos significados da vida, contribuindo pra a construção do próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades. O lúdico na educação infantil pode ser trabalhado em todas as atividades, pois é uma maneira de aprender, ensinar, despertar o prazer e, dessa forma a aprendizagem se realiza. Neste contexto, a brinquedoteca é de suma importância, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças.
2 desenvolvimento
O ser humano aprende e renova sua experiência a partir da interação que tem com seus semelhantes e também pelo domínio do meio em que vive. A escola tem o papel de criar espaços e oportunidades para que as crianças se desenvolvam através de atividades lúdicas, possibilitando que os conhecimentos sejam assimilados de maneira prazerosa.
A brincadeira ou brinquedo auxilia a criança com dificuldades de aprendizagem, proporcionando momentos de descontração e principalmente afetividade. A ausência de cobrança imposta caracteriza o ambiente da brinquedoteca, pois ao brincar em grupo, as crianças se organizam e socializam entre si, aprendem a respeitar regras e conviver com outros colegas. Uma das peças importantes no processo educativo é trabalhar os conteúdos afetivos, despertar o interesse nos conhecimentos e a sociabilidade.
A brinquedoteca contribui para o crescimento e conhecimento das