Brinquedoteca e espaços de ludicidade
PEDAGOGIA
CLÁUDIA LINS DE OLIVEIRA
título do trabalho:
Brinquedoteca e espaços de ludicidade
Maceió
2013
CLÁUDIA LINS DE OLIVEIRA
título do trabalho:
Brinquedoteca e espaços de ludicidade
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Interdisciplinar Individual.
Orientador: Alexandre Vilas Boas Edilaine Vagula Marlizete Steinle Raquel Franco Rosely Montagnini Vilze Vidotti
Maceió
2013
Neste referente trabalho através de pesquisas, teremos a oportunidade de conhecer, refletir, discutir concepções e práticas que fundamentam a nossa prática docente em ralação a Brinquedoteca e espaços de ludicidade. Diante da atualidade, apresentaremos a importância do brincar para a infância buscando preserva-lhe este direito. Compreenderemos a necessidade do professor de educação infantil ter uma formação lúdica e conhecer as competências necessárias que inclui o lúdico em sua prática docente como também visitar esse universo à luz dos princípios que regem a Brinquedoteca, seja ela presencial ou virtual.
O lúdico tem sua origem na palavra latina ludus que quer dizer “jogo”. Referia-se apenas ao ato de jogar, brincar e ao movimento espontâneo. A evolução semântica não parou apenas nas suas origens e acompanhou as pesquisas de Psicomotricidade. Sua definição deixou de ser sinônimo de jogo, e as implicações das necessidades lúdicas extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo.
Ao revisitarmos a história da humanidade, é possível verificar que em 1934, surge a primeira Brinquedoteca em Los Angeles (EUA). Foi constatado que os constantes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos davam-se pelo fato de essas crianças