Brinquedos e brincadeiras das estações do ano
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como as estações do ano influenciam nas brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças. Para demonstrar essa influência, pretende-se através de entrevistas, identificar essa diversidade lúdica. Também através de leitura de estudos já anteriormente realizados acerca do assunto, enfocam-se quais brincadeiras predominam em cada período.
Palavras-chave: Brinquedos, Brincadeiras, Estações do Ano.
*Acadêmicos de Educação Física da UFMG
INTRODUÇÃO
O brincar, o brinquedo e a brincadeira fazem parte da historia dos homens; afinal, sempre estiveram presentes na vida dos mesmos, desde os tempos mais antigos, onde há uma busca através das brincadeiras de decifrar o mundo onde vive.
Ao pensar o individuo como sujeito imerso a cultura, precisamos pensar também no tempo e no espaço onde ocorre a brincadeira, que é usada muitas vezes como forma de conhecer e transformar o espaço onde vive.
Além do meio cultural e social em que o individuo está inserido, as estações do ano podem também influenciar no espaço e nas brincadeiras utilizadas pelo mesmo, onde, diante das diversidades climáticas, o espaço e as brincadeiras são adaptados.
No Brasil, por estar em uma zona tropical e ter dimensões continentais, grande parte do seu território não há grandes diferenças da temperatura nas estações. Há basicamente outras duas estações, a estação chuvosa e a estação seca.
Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é realizar uma pesquisa com crianças de faixa etária entre 11 e 14 anos, e adultos com faixa etária de até 62 anos, da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, podendo assim, avaliar quais brinquedos e brincadeiras as crianças e adolescentes utilizavam nos dias chuvosos e nos dias ensolarados.
ESTAÇÕES DO ANO
As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol e é uma das quatro subdivisões do ano baseada em padrões