sociologia online
Cimara Araujo Goveia¹ & Mariana Garvil²
1. Acadêmica de Farmácia/Graduando. Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), CEP 38.411-106, Uberlândia, MG, Brasil.
2. Docente orientadora. Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), Departamento de Farmácia, CEP 38.411-106, Uberlândia, MG, Brasil.
Resumo: A nanotecnologia são estruturas minúsculas, formulada para alcançar lugares que antes eram impossíveis ser alcançada por produtos convencionais. É uma ciência que vem abrangendo por todo o país. O que antes não era possível de ser manipulado, hoje já pode ser manipulado ou até mesmo reformulado de acordo com a necessidade do manipulador.
Com o estudo realizado neste trabalho, pode-se concluir que a nanotecnologia em cosmético é uma evolução que veio para potencializar os produtos manipulados, tornando-os mais eficaz, melhorando a penetração, fixando o produto na pele por mais tempo, mantendo hidratada e protegida por mais tempo. A nanotecnologia está difundida por todos os países sendo uma promessa para os próximos anos beneficiando os consumidores.
Palavras-chave: Nanotecnologia, cosméticos e tecnologia.
Introdução
O início da nanotecnologia se deu com o físico Richard Feynman, quando em uma conferência realizada por ele, afirmou que em um futuro não muito diante os cientistas poderiam manipular átomos e coloca-los onde bem entendessem aí esta o fundamento da nanotecnologia, a capacidade de manipular partículas em escala manométrica, e fazer com que elas ajam de acordo com o que se deseja, possibilitando a construção de novas matérias, inexistentes na natureza. (SANTANA, MARTIN, ALVES, 2008).
Atualmente, a nanotecnologia é considerada uma área estratégica de investimentos na maioria dos países desenvolvidos. Nos principais mercados internacionais, a nanotecnologia movimenta cerca de US$ 147 bilhões por ano e mais de mil produtos já incorporam nanotecnologia no seu desenvolvimento, utilizando nanopartículas,