INFO
Os pen drives são dispositivos de armazenamento móveis bastante utilizados na atualidade. Com um tamanho parecido com o de um chaveiro, estes produtos são capazes de levar músicas, filmes, documentos, sistemas operacionais ou qualquer outro arquivo de um computador para outro com uma grande facilidade.
Uma evolução dos antigos disquetes, estes antigos dispositivos tinham um tamanho relativamente grande, eram propícios a apresentar defeitos com facilidade, e o pior: tinham uma capacidade minúscula. Para se ter uma ideia, os disquetes com maior capacidade de armazenamento tinham apenas 2,88 MB.
Os primeiros pen drives foram desenvolvidos no ano de 2000, pelas empresas Trek Technology e IBM. O produto da IBM começou a ser vendido na América do Norte em dezembro daquele ano, com o nome DiskOnKey. O dispositivo tinha 8 MB de capacidade, o que era algo realmente inovador para sua época. Hoje em dia, já existem pen drives com capacidade de 1 TB.
2- Histórico
A Trek Technologies da IBM, uma empresa dos Estados Unidos, começou a vender as primeiras unidades flash USB comercialmente em 2000. Trek Technologies, uma empresa de Cingapura, vendeu um modelo apelidado o "ThumbDrive", e a IBM comercializou a primeira dessas unidades na América do Norte, com o seu produto "DiskOnKey" (que foi fabricado pela M-Systems). O USB flash drive da IBM foi disponibilizado em 15 de dezembro de 2000, e tinha uma capacidade de armazenamento de 8 MB, mais de cinco vezes a capacidade do, na época, comumente utilizado disquete.
Em 2000 foi introduzido o Lexar Compact Flash (CF), cartão com uma conexão USB, e um companheiro cartão leitura/escritor e cabo USB que eliminou a necessidade de um hub USB.
Em 2004, a Trek Technologies moveu várias ações judiciais contra outros fabricantes e distribuidores de USB flash drive, em uma tentativa de fazer valer os seus direitos de patente para a unidade flash USB. Um tribunal de Cingapura ordenou os concorrentes a parar de vender