Brinquedos e bricadeiras
A compreensão de jogo está associada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e organizada por um sistema de regras mais explicitas. Exemplos clássicos seriam: Jogo de Mímica, de Cartas, de Tabuleiro, de Construção, de Faz-de-Conta etc. Uma característica importante do jogo é a sua utilização tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma associação mais exclusiva com o mundo infantil.
A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. Exemplos de brincadeiras que poderíamos citar e que são amplamente conhecidas: Brincar de Casinha, Ladrão e Polícia etc. A brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual. Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, modificar as próprias regras, enfim existe maior liberdade de ação para as crianças.
2) Faça um texto (com +/- 15 linhas): Por que esta distinção seria importante no plano de aula? A partir de qual ano/série escolar, esta distinção poderia não ser necessária?
Seria importante para a criança saber que mesmo as brincadeiras pode haver regras.
Através do brincar a criança interage com o meio conhecendo-o e manifestando sua criatividade, inteligência, habilidade e imaginação.
O brincar é uma experiência que possibilita a criança demonstrar sua personalidade uma vez que não são manifestas ação e imaginação é despertada também para conseguir seus objetivos.
Essa distinção não será necessária dos 0 aos 3 anos (berçário e maternal), pois as crianças nessa idade ainda não sabem seguir regras.
3) Cite suas fontes de pesquisa. http://pt.wikipedia.org/wiki/brincadeira http://pt.wikipedia.org/wiki/jogo
http://efartigos.atspace.org/efescolar/artigo39.html