Deslizamentos de terra
Este trabalho tem como objetivo adquirir conhecimento técnico e teórico para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico em nível de anteprojeto de uma unidade do SESC (Serviço Social do Comércio), que será implantado no município de Xanxerê-SC.
Para realizar a pesquisa procurou-se embasamento em autores, análise de dados, juntamente com o conhecimento técnico e teórico adquirido no curso de Arquitetura e Urbanismo. Assim, foi possível desenvolver este projeto como Trabalho de Conclusão de Curso.
Esta unidade do SESC tem como meta, atingir excelência em atendimento ao público, por isso em suas particularidades estão à facilidade de acesso, local agradável e convidativo, aliado à preocupação com o meio ambiente e acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.
1.1 TEMA: O tema proposto é um estudo para a implantação de uma nova unidade do SESC para a cidade de Xanxerê no estado de Santa Catarina, estudando e diagnosticando problemas de estrutura na unidade já existente, considerando a opinião dos usuários para um projeto que atenda as necessidades do município.
1.2 PROBLEMA:
Hoje juntamente com o crescimento das cidades, cresce o número de pessoas que nelas trabalham, em contraponto cresce a parte periférica da cidade e a quantidade de pessoas que precisam de assistência em todos os sentidos. Sendo assim existe uma busca por parte da população de um local onde se encontre lazer, cultura e bem-estar e que seja de fácil acesso. A unidade do SESC tem como objetivo prestar esses tipos de serviços a população priorizando as pessoas do comércio e de baixa renda.
Além dessa preocupação por uma vida mais saudável existe também a necessidade de se pensar no meio ambiente e na acessibilidade, já que o SESC tem como meta atingir a população de modo geral e abrangente. Então, como pensar num projeto arquitetônico de uma unidade do SESC que priorize a acessibilidade e demostre através dele uma arquitetura limpa e sustentável?