Brinqudoteca
PEDAGOGIA
andréa da costa almeida santos
BRINQUEDOTECA: MEIOS E FINS
Goiania
2013
ANDRÉA DA COSTA ALMEIDA SANTOS
BRINQUEDOTECA: MEIOS E FINS
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Políticas públicas na Educação Básica, Curriculo Escola e tecnologia em Educação, Metodologia da Pesquisa científica,].
Prof. Cyntia SimioniFrança, Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti,Samira Kfouri
Goiânia
2013
Como surgiu a ideia da brinquedoteca?
Podemos definir a brinquedoteca como uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes, mas potencialmente também adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro. Muitas escolas mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico "playground" por algo que possa ensinar enquanto entretem os alunos. Tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora, e diversão. Segundo Cunha:
“A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)”.
A primeira Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.
Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo a