Brinell FINALIZADO
2.1 – Introdução
A dureza Brinell, cujo símbolo é HB (Hardness Brinell), foi proposta em 1900 por J. A Brinell e é um dos métodos mais utilizados para medição de dureza.
Nos ensaios de dureza Brinell, um penetrador esférico e duro é forçado contra a superfície do metal a ser testado. Durante o ensaio a carga é mantida constante durante um tempo “t” de 30 segundos, e irá proporcionar a impressão de uma calota esférica na mesma.
O índice de dureza Brinell, HB, é uma função tanto da magnitude da carga como do diâmetro a impressão resultante. Esse diâmetro é medido, então, duas vezes, sendo uma medição perpendicular à outra, com o auxilio de um micrômetro sobre a tela que mostra a imagem da identação.
A dureza Brinell (HB) é definida pela Equação 2.1:
Figura 2.1 - Vista lateral (à esquerda) e vista superior (à direita) de uma impressão de uma calota esférica.
2.2 – Objetivos
Obter e comparar valores de dureza Brinell obtidos de diferentes objetos metálicos (neste caso, Alumínio, Aço 1010, Latão, e Cobre).
2.3 – Metodologia
2.3.1 – Materiais
As amostras utilizadas foram Alumínio, Aço 1010, Latão, e Cobre. As amostram estavam inicialmente lixadas, para facilitar a visualização da superfície do material na tela do durômetro, quando focado.
Durômetro Brinell. Fabricante: WOLPERT.
Figura 2.2 - Durômetro Brinell - (a) vista frontal; (b) vista lateral
2.3.2 – Procedimentos Experimentais
Para iniciar o ensaio, acionam-se a chave à esquerda na coluna durômetro, acendendo assim, a lâmpada. Ajustaram-se o penetrador a ser utilizado (esfera de aço com 2,5 mm de diâmetro). Aplicaram-se a carga a ser selecionada (neste caso, 62,5 kp); pressionado o pino correspondente ao valor desejado.
Posicionaram-se a amostra sob o penetrador e, para isto, abaixaram-se a mesa dor porta amostra girando-se a base da coluna helicoidal no sentido anti-horário. Posteriormente, ajustaram-se o foco girando-se a base da coluna helicoidal no sentido horário e observando-se a