Analise metalografica
Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão
André Gomes de Camargo
Mozer Everton Ribeiro Cruz
Thiago Bino Brusamolin
Relatório
Análise Metalográfica
Prof. MSc. Eng. Andre Ricardo Capra
Curitiba, 09 de 04 de 2010.
RESUMO
O presente trabalho refere-se à análise metalográfica de uma amostra de aço não especificada e tem por objetivo apresentar as caracteristicas dessa amostra e definir qual o tipo de aço e sua liga. O relatório descreve o procedimento e sequencia dos processos realizados para o estudo da amostra. Ao fim do procedimento segue a classificasao do material bem como suas aplicacaoes.
1. INTRODUÇÃO
Este procedimento descreve os conceitos gerais aplicados na preparação da amostra para análise microscópica e ensaios de dureza.
Aplica-se a todos os materiais metálicos ferrosos, procura relacionar a estrutura íntima do material com as suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
| | Obtenção do aço. | | |
O aço é uma liga de metal, um metal criado através do derretimento de vários materiais juntos. Atualmente há mais de 2.500 tipos de aço no mundo todo. Todos eles consistem principalmente de ferro-gusa, que por sua vez consiste de elemento de ferro e mais de três por cento de carbono. O ferro-gusa é extraído de minério de ferro em explosões nas fornalhas. Ele então é processado em uma siderúrgica para criar aço com um conteúdo de carbono de menos de dois por cento. Esta proporção baixa faz o material ser mais macia permitindo o fácil processamento.
2.1. Preparação das matérias-primas
As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são: o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral. Ambos não são encontrados puros na natureza, sendo necessário então um preparo nas matérias primas de modo a reduzir o consumo de energia e