Proposta de educação da população em saúde ocular
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CENTRAL DE REGULAÇÃO
CENTRAL DE REGULAÇÃO E SAÚDE EM MOVIMENTO: uma proposta de educação da população em saúde ocular e melhoria do acesso a tratamento oftalmológico.
Coordenadora: Autora:
Equipe:
Área de conhecimento: Saúde
Tempo de execução:
Local de execução:
Local de ação:
Cidade/Ba data
RESUMO
A Central Municipal de Regulação é um dos instrumentos importante das ações de saúde. Está entre suas atribuições o monitoramento da saúde pública municipal com o intuito de reduzir a demanda reprimida e o número de idosos que estão sofrendo aguardando nas filas de espera, conseqüentemente, melhorando significativamente a qualidade de vida daqueles que devido à incapacidade visual são excluídos da sociedade. É nesta perspectiva que esta proposta de trabalho visa orientar e principalmente encaminhar os idosos do nosso município para o atendimento no Mutirão Oftalmológico Saúde em Movimento. Espera-se desde então aumentar significativamente o número de consultas e cirurgias de cataratas diminuindo assim a demanda reprimida dos casos tratáveis de cegueira do nosso município.
Palavras Chave: Satisfação do paciente; Doença Ocular; Catarata; Promoção da saúde; Saúde pública; Questionários de inscrições.
INTRODUÇÃO
A perda da visão é um dos mais sérios infortúnios que podem suceder a uma pessoa. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem atualmente, aproximadamente, 180 milhões de deficientes visuais, sendo que 50 milhões de pessoas são classificadas como cegas. A avaliação do Ministério da Saúde do Perfil Epidemiológico da Oftalmologia no Brasil traz um cenário preocupante para a população na faixa etária a partir de 60 anos. Os dados divulgados atestam que o país possui aproximadamente 350 mil brasileiros com cegueira causada por catarata, com incidência estimada em 120 mil novos