Ciencias Dos Materiais Relat Rio Ensaios
Marcelo Gonçalves da Silva
Raphael Vilhena Azevedo Vieira
RELATÓRIO DE ENSAIO METALOGRÁFICO E MECÂNICO
Engenharia Ambiental
Márcio Souza Dâmaso
Divinópolis
2015
INTRODUÇÃO
Comportamentos mecânicos diversos são comuns na área de materiais, esses comportamentos são dependentes da composição química e da microestrutura do material. É possível observar a microestrutura em escalas maiores, através do microscópio óptico comum. Quando falamos de escalas menores da matéria é necessário que se utilize de microscópios mais avançados, chamados por eletrônicos; estes podem detalhar fases constituintes de um material na escala de nanômetros. Alguns fatores como: elementos de liga presentes, concentração e o tratamento térmico, são necessários para a avaliação de uma microestrutura.
Procedimentos são necessários para o exame óptico ser realizado, tornando indispensável o preparo da amostra antes do mesmo. Preparos como lixar e polir a amostra pode fazer parte desse procedimento, assim como o preparo químico que tem como objetivo revelar detalhes da superfície da amostra.
Sabemos que a estrutura define certas propriedades do material, sendo assim, variações da composição ou mudanças na microestrutura das ligas podem derivar em diferentes propriedades. Levando em conta como o principal objetivo da prática realizada em perceber como diferentes microestruturas podem ressaltar em diferentes propriedades. Levaremos em consideração a dureza.
Dureza é a medida de resistência de um material a uma confirmação plástica localizada. Este ensaio (dureza) é o ensaio mais comum, realizados frequentemente, pois é mais simples e barato, não destrutivo, e por também ser possível estimar outras propriedades a partir da dureza do material, como resistência e a tração.
OBJETIVOS
Visualizar as microestruturas de várias amostras (fases e grãos). Realizar um ensaio de dureza em amostra de material de vários tipos,