Brincando, construindo e vivendo
Acadêmica: Claudia Aparecida Antunes Cezar
Município / UF: Nova Santa Rita/ Rio Grande do Sul
Faixa etária atendida pelo projeto: 04 e 05 anos
RESUMO
Brincar. Essa palavra tem um sentido bem conhecido de todos nós, especialmente quando criança. Ela representa a possibilidade de imaginarmos ser quem não somos, de estarmos em lugares e planetas diferentes, o prazer de satisfazer o desejo mesmo que de forma ilusória, de viver o suspense do inesperado, de viver a loucura sem ser louco, de divertir-se. O Projeto Brincando, Construindo e Vivendo foi desenvolvido numa Escola Municipal de Educação Infantil em Nova Santa Rita Rio Grande do Sul, numa turma de Pré escolar I, com crianças entre 04 e 05 anos de idade, teve como objetivo oportunizar através de brincadeiras o desenvolvimento dos sentidos, adquirindo habilidades para usar as mãos, reconhecendo objetos e suas características, texturas, formas, tamanhos, cores e sons; desenvolvendo a necessidade de aprender com atividades que desafiem suas potencialidades; despertando nos alunos o interesse pelo brincar, pois é através dele que a criança entra em contato com o ambiente, relaciona-se com o outro desenvolve o físico, o mental, captando habilidades e absorvendo hábitos e atitudes, tornando-se ativa, autoconfiante e curiosa. Em suma queríamos fazer com que estas crianças através das brincadeiras, do lúdico, construíssem novos conhecimentos.
A evolução lúdica, notadamente, nos primeiros anos de vida mostra que ao brincar a criança desenvolve a inteligência, aprende prazerosa e progressivamente a representar simbolicamente sua realidade, deixa, em parte, o egocentrismo que a impede de ver o outro como diferente dela, aprende a conviver.
Palavras Chaves: Brincar, Criança, Educação Infantil,
Brincando, Construindo e vivendo
O ser humano brinca e cria desde a mais tenra idade. De maneira geral, a criança pequena traz consigo o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer